" AS REFORMAS DO CAPITALISMO CONDENADO " | Futuro da Economia

" AS REFORMAS DO CAPITALISMO CONDENADO "




" AS REFORMAS DO CAPITALISMO CONDENADO "


     Quando Karl Marx no início do século XIX apresentou as bases que pretensamente sepultaria a doutrina capitalista, muito antes dele; Platão, São Tomás de Aquino e Sir Thomas More, já haviam manifestado os princípios socialistas. Todos eles aboliam a propriedade privada e a acumulação da riqueza e da sua transferência por herança.
     O socialismo científico de Marx, muito embora tenha influenciado o pensamento econômico, somente na Europa conseguiu sobreviver, muito mais pelo que pretendia dizer do que havia escrito. Certas predições sobre o futuro do capitalismo seriam esquecidas com a evolução do processo econômico em função da demanda da tecnologia embutida nesse processo.
     Ainda assim, não se pode negar a contribuição filosófica do pensamento de Marx para a teoria econômica. Entretanto, foi esse o caminho que o capitalismo percorreu, revolucionando pragmaticamente mais que a proposta da intelectualidade social. Gradativamente o capitalismo abria a doutrinação através das reformas na educação, tributação, trabalho, sindicatos, política e agraria.
     Seguindo a linha do pensamento lógico do socialismo de Marx, o que ele deixou foi o legado da dinâmica introduzida na doutrina mais liberal do capitalismo, em busca do desenvolvimento social.












POLITICA DE PRIVACIDADE
Futuro da Economia | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por RIOBRASIL