" 0 IMPERIALISMO EUROPEU " | Futuro da Economia

" 0 IMPERIALISMO EUROPEU "




" 0 IMPERIALISMO EUROPEU "


     O século XIX pode ser considerado como o período da repartição da África em colonias europeias, são ainda hoje, mais de 50% de países africanos falando linguás da Europa.
     Somente a partir do final da segunda guerra mundial é que : com o surgimento do nacionalismo africano, a exploração das riquezas pelas metrópoles cedeu ao processo político nacional, notadamente na África Central, aonde se localizava os maiores depósitos de riquezas minerais.
     A Europa então, como o continente mais desenvolvido se apoderava livremente de qualquer região. O colonialismo francês e inglês, por exemplo, se deslocou para o Oriente, avançou seu horizonte até o Extremo Oriente, chegando à Península Indochinesa e à Birmânia respectivamente.
     Devemos entender portanto que em todo o desenrolar da história moderna, a exploração econômica pelas nações colonialistas não foi mais consentida, e o domínio a partir do nascimento do sentimento nacionalista e protecionista, não teve mais sentido, na medida em que a modernização dos sistemas de comunicação se globalizavam, alcançando em tempo real todos os recantos do mundo.
     É como se a história da humanidade estivesse começando de novo, trazendo em sua escrita os verdadeiros fundamentos de justiça e liberdade.












POLITICA DE PRIVACIDADE
Futuro da Economia | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por RIOBRASIL