O CAMINHO DA GEOPOLÍTICA PARA CORRE O CAPITAL - PARTE II " | Futuro da Economia

O CAMINHO DA GEOPOLÍTICA PARA CORRE O CAPITAL - PARTE II "




O CAMINHO DA GEOPOLÍTICA PARA CORRE O CAPITAL - PARTE II "


 A expansão acelerada da riqueza acumulada através dos ganhos da renda sobre o capital e a perda sistemática da renda sobre o trabalho, não é fenômeno esperado. O que ninguém esperava era a pulverização das oportunidades de ganhos financeiros, ancorados pela liberdade globalizada de investimentos especulativos.

O mundo moderno é moderno por ter avançado inimaginavelmente na inteligência humana ! Tão contrariamente seriam, se assim não fosse, as projeções para o final deste século que indicam o enriquecimento da Ásia, favorecendo todas as condições para um predomínio do capital movimentado no planeta na ordem de mais de 50%. Até a virada do século XX a riqueza produzida pela renda do trabalho tinha origem no Ocidente. Desde então, com mudança nos conceitos da gestão econômica na China, permitindo principalmente a entrada do capital externo, o eixo de interesse financeiro se deslocou e passou a ser dividido com o Oriente.

O mundo antes de ser moderno apenas si margeava por entre fronteiras e ali permanecia adormecido sobre antigos dogmas desde Aristóteles, e dentre esses dizia-se que os povos da Ásia, ainda que inteligentes e criativos, faltava-lhes a coragem e por isso não saiam da sujeição e escravidão perpétua.

Se a história da humanidade si contradita, convém olharmos para o futuro entendendo que na conclusão do processo da globalização não deverá haver eixos dominantes se de fato o que procuramos é a liberdade dos povos.  













POLITICA DE PRIVACIDADE
Futuro da Economia | Todos os direitos Reservados | Desenvolvido por RIOBRASIL